Prevenir- Saúde Ocupacional

Previna-se

ÁLCOOL E DIREÇÃO, UMA COMBINAÇÃO PERIGOSA.

Aqui na Prevenir Life trabalhamos com prevenção, especificamente prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. Com isso, os funcionários são conduzidos a realizarem suas atividades de forma segura para evitar acidentes e realizam exames periodicamente para evitar doenças relacionadas ao desempenho de sua função.

Mas também acreditamos que alguns maus hábitos pessoais, relacionados à rotina fora do ambiente laboral, podem afetar no desenvolvimento de seu trabalho e vice-versa.

Queríamos um diferencial em nossas palestras, algo que fosse possível trabalhar com prevenção, que é o nosso foco, mas que causasse impacto, que fizesse realmente as pessoas refletirem e pensar nas consequências.

Após pesquisa sobre os óculos simuladores de embriaguez e suas dinâmicas, vimos que utilizar este produto seria uma inovação em nossos serviços.

Baseado no sucesso das campanhas realizadas nos Estados Unidos e algumas no Brasil, buscamos este material para implantar esta dinâmica preventiva junto aos nossos clientes e até mesmo na comunidade, como alerta e conscientização sobre o ato de beber e dirigir.

Os óculos simuladores de embriaguez são desenvolvidos nos Estados Unidos e utilizados para simular os efeitos que o álcool tem sobre nosso organismo e as
alterações que ocorrem na visão e percepções.

É uma atividade lúdica e divertida, que ao colocar os óculos e executar determinadas ações, o indivíduo sente os efeitos de imparidade, incluindo diminuição da vigilância, diminuição do tempo de reação, confusão, distorção visual, alteração de percepção da profundidade e distância, redução de reflexos e da visão periférica, atraso na tomada de decisão e falta de coordenação muscular.

O álcool é uma substância facilmente absorvida pelo organismo.

No momento em que se consomem bebidas alcoólicas, estas são absorvidas pelo tubodigestivo e passam para o sangue. Depois são distribuídas por todo o corpo alterando diversas funções.

Assim, uma pessoa que bebe, sobretudo de forma exagerada, perde a capacidade de resposta motora e espacial, aptidões essenciais para conduzir um veículo.

O uso abusivo ou mesmo em pequenas quantidades de bebidas alcoólicas resulta em embriaguez e pode causar sérios males à saúde das pessoas e à sociedade, tais como: alcoolismo crônico, coma alcoólico, perda da consciência, cirrose hepática, aumento da agressividade, brigas, depressão, desagregação familiar, perda dos reflexos e da capacidade de raciocínio, acidentes domésticos, de trabalho, de trânsito.

Em nossa apresentação também destacamos os efeitos causados pelas dosagens de álcool no sangue, estatísticas de acidentes, dentre outras informações.


Como o álcool não é um problema só dos alcoólatras, mesmo quem não tem a doença e que acha que bebe socialmente pode estar bebendo acima da conta. E o álcool pode matar, seja em um acidente onde as pessoas beberam e dirigiram, seja pelos danos que ele causa ao fígado e cérebro. Por isso, nosso público é abrangente. Podemos destacar algumas áreas importantes para atuar nesta campanha de conscientização:
- Empresas de Transportes;
- Empresas em Geral – Sipat ou Programas de Conscientização;
- Escolas;
- Blitz educativas;
- Público em geral em Parques;
- Paradas próximas a bares, restaurantes e baladas.
- Motociclistas

Você quer ser um parceiro/colaborador desta campanha?

Você quer levar esta atividade para sua Instituição?
Entre em contato conosco!

 



Voltar
Conheça nosso serviço de gestão ocupacional